quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Afiaserj na Confecom Rio

O governo do Rio segue contrariando os  ditames da moderna administração pública e desmonta uma das mais tradicionais instituições de saúde do país: o Iaserj nas mãos de Cabral se desmantela e deixa no ar algumas  questões:

  • Pode um governo que se diz democrático se desfazer do patrimônio público sem dar nenhuma satisfação aos servidores?

  • Pode uma organização de saúde funcionar sem uma política de financiamento e atendimento, de recursos humanos e de comunicação?

Massacrados por uma política salarial desumana e  por um clima organizacional sufocante, os funcionários do Iaserj protestam. É um protesto que luta contra o imobilismo de um governo que usa o marketing fácil das UPAS e não investe  na saúde preventiva que aliviaria as pressões nas emergências dos grandes hospitais.

Para reforçar esta política , sucateia as unidades ambulatoriais e entrega o terreno do Iaserj para o Inca, contraditóriamente, amplia o atendimento para o SUS,  criando para o conjunto da sociedade, a falsa ilusão de que há serviços suficientes para todos.

Ledo engano: sem diálogo e sem respeito pelos trabalhadores públicos, alvos fáceis da truculência  de  sua política de segurança, o jornalista formado, Sérgio Cabral ,expõe a dura face de uma política que não prioriza o social e privatiza o que é público.

Para preservar seus interesses locais e não bater de frente com as intenções de seus patrocinadores, Cabral aceita promover a Confecom Rio com a restrição de não debater temas do Estado. Um absurdo que revela a prática de tentar varrer para debaixo do tapete as contradições de seu governo.


A Afiaserj participa nos dias 30, 31 de outubro e 1º de novembro da I Conferência Estadual de Comunicação, a ser realizada no Campus da Uerj com o objetivo de discutir políticas públicas e o marco regulatório para o setor. No Brasil, os meios de comunicação de massa estão nas mãos um  reduzido grupo de empresas familiares.

A participação da Afiaserj na Confecom surge a partir do acúmulo de discussões do Blog Viva Iaserj, uma aposta na construção de canais democráticos de participação popular. Com as novas tecnologias, a comunicação passou a ter duas vias, ninguém hoje em dia, é consumidor passivo de notícias. O leitor faz a sua parte, fiscaliza e  acompanha bem de perto a produção de conteúdos.

Prova dos efeitos dos avanços tecnológicos na comunicação popular é a repercussão das imagens da agressão sofrida  pelos  professores da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. A indignação tomou conta da população que tomou conhecimento  do despreparo de alguns policiais.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

 Ato Público


Contra as Organizações Sociais em Defesa da Saúde


Dia 22/10/09   5ª feira    às 11h


Local: Rua México, 128, na Secretaria de Saúde- Sesdec.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Abraçe o Iaserj 

Rede estadual de saúde do servidor luta contra o sucateamento






No dia 13 de outubro, os servidores públicos promovem um abraço ao Iaserj. Justiça seja feita,  o Instituto dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, tem sido gradativamente destruído pelos sucessivos governos  que estiveram à frente do Palácio Guanabara desde a década de  80. O governo Cabral acelera o desmonte, entregando o patrimônio público sem que os servidores do Estado, seus principais construtores, sejam consultados.

A esperança de que Cabral cumprisse as promessas de campanha e restaurasse a estrutura que já foi referência nacional,  se perdeu nos últimos anos, acalentado pelo sonho olímpico o governador passa por cima do bom senso e fecha importantes  unidades   do Iaserj como  Penha, Madureira, Maracanã, Gávea e Niterói.

Em 1979 era inaugurada o ambulatório do Iaserj Niterói, primeira unidade  fora da capital, sua construção foi planejada para servir de ponta de lança em um programa de interiorização que levaria o instituto para todos os servidores públicos do Estado.

Hoje o prédio,  que poderia se transformar em uma unidade de atendimento hospitalar,  desafogando o Hospital Central  está abandonado, a direção do instituto só se manifesta quando é provocada pela imprensa, mesmo assim para justificar a desativação do ambulatório com uma condenação do imóvel  pela Defesa Cívil, funcionários contestam esta informação e afirmam que nenhum laudo foi apresentado oficialmente.

De qualquer forma, a informação é a primeira vítima no Estado em que o governador é jornalista. A Assessoria de Imprensa do Iaserj foi desativada, o mesmo ocorre com a Diretoria de Recursos Humanos, iniciativas que confirmam o desapreço do governo com a saúde dos servidores públicos estaduais.

Abraço ao Iaserj
Dia 13 de outubro, às 10 hs.
Hosp. Central: Av. Henrique Valadares, Cruz Vermelha.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

IASERJ URGENTE

Assembléia extraordinária da AFIASERJ

14 de outubro (4ª feira)
às 13 horas
Local: IASERJ Central
(auditório da Cardiologia/ ambulatório/ 2ºandar)

Pauta:

  • Conjuntura política para o soerguimento do IASERJ

  • carga horária

  • Piso salarial

  • PCCS

  • Semana científica

  • Vale transporte 

Compareça você é importante!