sexta-feira, 30 de abril de 2010

Hipertensão

                   
                  Dados preocupam autoridades de saúde



                                            Médicos recomendam a verificação regular da pressão


Segundo o Ministério da Saúde, o percentual de brasileiros diagnosticados com hipertensão arterial cresceu de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. Os dados se referem ao levantamento anual do Ministério da Saúde e retratam uma realidade preocupante.

A alimentação inadequada e o sedentarismo são aliados das doenças cardiovasculares. Quem costuma comer carne com gordura, deixa de lado alimentos saudáveis e não se exercita é forte candidato a ter pressão alta" afirma coordenadora do Programa Nacional de Hipertensão Arterial e Diabetes do Ministério da Saúde, Rosa Maria Sampaio.

A pesquisa feita com 54 mil adultos aponta que a prevalência da doença, de 20065 a 2009, aumentou em todas as faixas etárias, principalmente entre os idosos. Atualmente,63,2% das pessoas com 65 anos ou mais sofrem do probleme contra 57,8%, em 2006.Em São Paulo o percentual de hipertensos na população é de 26,5%, no Rio este número sobe para 28,0%.

A hipertensão é diagnosticada quando a pressão arterial é igual ou superior a 14 por 9. A doença é causada pelo aumento na contração das artérias para fazer o sangue circular pelo corpo. Esse movimento acaba sobrecarregando vários, como coração, rins e cérebro. Se a hipertensão não for tratada, algumas das complicações são: entupimento de artérias, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto.



O consumo excessivo de sódio deve ser evitado

Um grande vilão no aumento da pressão arterial é o consumo excessivo do sódio, nos Estados Unidos mais de 100 mil mortes anuais são atribuídas ao consumo excessivo de sódio.No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, o brasileiro ingere cerca de 30 gramas de sal por dia (12 gramas de sódio), quando deveríamos ingerir, no máximo, 12 gramas de sal (5 gramas de sódio).

Segundo a endocrinologista Ellem Simone Paiva, diretora do Centro Integrado de Terapia Nutricional (Citen)," as necessidades diárias de sal estão relacionadas às necessidades de sódio e elas são facilmente alcançadas sem a adição de sal no preparo dos alimentos, pois uma dieta normal já contempla os 500 mg de sódio necessários ao organismo, entrados naturalmente nos alimentos".

O sódio está presente na maioria dos alimentos industrializados. Do pão integral ao refrigerante e até mesmo os sucos artificiais em pó. Os campeões são os embutidos- presunto, salme, mortadela, salsicha- e defumados, os caldos concentrados e temperos protntos, as sopas instantâneas, os salgadinhos industrializados em pacotes, os queijos amarelos, os pratos prontos congelados e as conservas.

Ellem Paiva acredita que a solução para o problema esteja na definição de políticas públicas de saúde direcionadas para grandes grupos populacionais, neste caso, elas são mais eficazes dos que atitudes isoladas e orienteações individuais. Onde essas políticas são adotadas há uma redução da mortalidade, as campanhas educativa de trânsto e a obrigatoriedade do cinto de segurança demonstram como tais politicas podem reduzir a mortalidade em acidentes automobilísticos.

Outro exemplo de iniciativas que combatem o uso excessivo de sódio pode ser identificado na aliança entre organizações de saúde e grandes cidades, lideradas por Nova York, inicaram uma campnha pela redução de 20% na ingestão de sal, pelos americanos, em 5 anos, e de 40%, em 10 anos.

Para alcançar essas metas, a quantidade de sódio dos alimentos processados e empacotados deverá ser reduzido em 25%, em 5 anos, e em 50%, em 10 anos.Surpreendentemente, muitas indústrias alimentícias já se adequaram às normas e a maioria dos alimentos à venda já atende às novas determinações.

Medidas como essa, podem inspirar as autoridades brasileiras na área de saúde. Mudar hábitos alimentares não é fácil, a cultura da fast food está impregnada entre os brasileiros,entretanto, é preciso enfrentar este problema combinando ações educativas e compromisso público dos fabricantes na redução da quantidade de sódio nos alimentos. Deste modo será possível virar o jogo contra a hipertensão arterial que aflige milhões de brasileiros.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Governo Cabral privatiza o Iaserj

O governo do Rio entregou a administração dos ambulatórios da Penha e Madureira à Organização Social Viva Comunidade, a informação é da presidente da Afiaserj Mariléa Ormond, confirmada pela direção do Sinmed Rio.

Os servidores denunciam o caráter autoritário da decisão, para os funcionários a entrega a uma O.S acelera o processo de privatização e expoliação do Instituto, construído com a contribuição em desconto em folha dos servidores.

Nesta sexta, dia 30/04 às 8:30hs, os servidores estaduais organizam uma manifestação em protesto contra a demolição do Hospital Central do Iaserj. O ato acontece em frente ao Hotel Rios Presidente, na Praça Tiradentes, Centro do Rio, no local a direção do Inca promove uma reunião para apresentar o projeto que prepara a expansão do Instituto no terreno do Iaserj cedido pelo governo Cabral.

sábado, 17 de abril de 2010

ATENÇÃO!
 
Em virtude da situação de emergência em que o Governo Estadual colocou o IASERJ com a determinação de demoli-lo, começando pelo prédio onde se econtram os ambulatórios embora se achem em plena atividade, atendendo os servidores e à população, num total de 2.000 (dois mil) atendimentos/mês, para ceder o espaço para o INCA ampliar suas instalações, na última plenária do MUSPE ( Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais), realizada no IASERJ, em 12/04 último, ficou decidido que enquanto permanecer a ameaça de demolição, o MUSPE se reunirá, semanalmente, às 2ªs feiras, às 15 horas, no IASERJ com o objetivo de ocupar o Instituto .
Solicitamos a todos os servidores estaduais e a todas as Entidades Representativas dos mesmos que compareçam às reuniões porque nelas estaremos traçando as estratégias de luta para  impedir a demolição do IASERJ.
Nova Plenária nesta 2ª feira, dia 19/04/10 às 15 horas.
Você, servidor público e você usuário  não podem ficar fora desta luta porque o IASERJ é nosso!
 
Profª Avanir Carvalho Pontes
Secretaria de Imprensa e Divulgação da
Regional Centro do SINDSPREV/RJ

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Audiência Pública reúne entidades em defesa do Iaserj


Dezenas de entidades representativas do funcionalismo se reuniram para manifestarem repúdio contra a demolição do Hospital Central, cedido pelo governo do Estado para que o Instittuto Nacional do Câncer (Inca) promova obras de expansão de seu complexo hospitalar.

Nos próximos dias os servidores pretendem redobrar a vigília para manter o Hospital Central em funcionamento. As entidades além de  ingressarem na justiça para sustar o início das obras, organizaram atividades de resistência que estão conseguindo impedir o cerco da unidade por tapumes. A mobilização de trabalhadores e usuários vem obtendo resultados, prova disso são as manifestações de solidariedade obtida  nas ruas e na Internet. O Blog Viva Iaserj ultrapassou a marca de 2.045 acessos, se consolidando como meio de comunicação de servidores e usuários.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

SERVIDOR DO IASERJ

Participe

O MUSPE (Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais), na próxima 2ª feira, dia 12/04/10, realizará no pátio do IASERJ, às 15 horas a reunião das Entidades Representativas dos Servidores e contamos com a sua presença pois estarão sendo traçadas as estrtégias para a luta contra a demolição do IASERJ.

Você é parte fundamental nesta luta. Compareça e traga o colega que trabalha ao seu lado. Juntos somos fortes!

Mariléa Ormond

Presidente da AFIASERJ

Entidades protestam contra a demolição do Iaserj

Avanir Carvalho Pontes

O MUSPE (Movimento Unificado dos Servidores Públicos do Estado) se fez presente pelas seguintes Entidades representativas dos servidores: AFIASERJ, AFINCA, APEFAETEC, SEPE, SINDSPREV, SINDJUSTIÇA, SINMED, SINTUPERJ, SINDIPERJ, SINFAZERJ, CONLUTAS, FAMRIO, ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA CRUZ VERMELHA, ASSEMBLÉIA POPULAR, CONSELHO ESTADUAL DE DEFESA DA PESSOA IDOSA, além de muitos ususários e servidores do IASERJ e ainda não foi desta vez que colocaram os tapumes.

Chovia muito mas mesmo assim as pessoas não arredaram pé e fizeram suas intervenções, demonstrando a indignação pelo fato do governo querer se apropriar do IASERJ, quando doa a área onde está instalado, como se pertencesse ao Estado, ignorando que por anos a fio há o desconto de 2% no contracheque de cada servidor estadual. que não tem culpa se desde quando foi criado o RIOPREVIDÊNCIA em1999, utilizaram esse percentual com os 9% que eram do IPERJ, para compor os 11% que destinaram para aquele Fundo Previdenciário, que nada tem a ver com a saúde do servidor. Naquela ocasião ficou acordado, na Assembléia Legislativa, que o IASERJ seria mantido com verbas orçamentárias. A partir de então, os repasses para o IASERJ foram cada vez mais minguando com o objetivo de inviabilizar suas ações e justificar o que o governo está pretendendo fazer agora.

Foi distribuída uma carta explicando a necessidade da defesa da saúde pública pela população uma vez que esse governo vem sucateando os hospitais públicos e os desativando como foi o caso do Hospital São sebastião, no Caju, que já foi referência no tratamento de doenças infecto-contagiosas e como o semi-desativado Hospital Anchieta que já foi referência em ortopedia. Desativou diversos serviços nos ambulatórios do IASERJ como Niterói, Penha, Madureira e estende seus tentáculos aos do Maracanã e Gávea, além de já ter abocanhado grande parte do Hospital Eduardo Rabelo, em Vasconcelos, que é o único hospital onde o servidor estadual tem tratamento geriátrico, transformando em UPA 24 horas. Com essa política rasteira de criar UPAS em vez de reestruturar os hospitais estaduais, valorizar o servidor da área da saúde implementando o Plano de Cargos que este Governador aprovou em 2002, quando era presidente da ALERJ, reestruturar o IASERJ conforme prometeu durante a campanha eleitoral, está dando motivos para que o servidor público rejeite a sua tão almejada reeleição.

A falácia dos royalties que se não vierem para o Estado do Rio de Janeiro o governo não terá como manter a saúde e a educação não se sustenta quando sabemos que os royalties tem destinação fixada em lei. Só podem ser usados para o pagamento da folha de aposentadorias e pensões dos servidores estaduais e meio ambiente, portanto sejam royalties do pré ou do pós sal, governador algum jamais os destinará para a saúde ou educação mesmo que quisesse fazê-lo e sabemos muito bem que não são prioridades nem pra Sergio Cabral.

A desculpa de que depois do SUS não pode existir órgão de saúde setorizada não se sustenta porque se assim fosse teriam que demolir os hospitais da PMERJ, do CBMERJ, da Aeronáutica, da Marinha, do Exército e além do mais, desde 2002 que o IASERJ atende à população sem que para isso receba um tostão de verba do SUS, porque até hoje não se dignaram a assinar o convênio e mesmo assim são atendidos mensalmente mais de 12 mil usuários do SUS, além dos 460 mil servidores e seus dependentes.

A Associação dos Funcionários do INCA- AFINCA está apoiando a luta da AFIASERJ porque também não concorda com a destruição do IASERJ e nem com a privatização do INCA. Por trás de toda essa pantomima está a quantia de R$ 350 milhões já repassados pelo governo federal à presidência do INCA para a demolição das instalações do IASERJ.

O acordo entre o Ministro da Saúde José Gomes Temporão e o Governador do Estado Sérgio Cabral implica na demolição das instalações do IASERJ para dar lugar à ampliação do INCA, sem que tenha havido uma consulta sequer aos verdadeiros donos daquele hospital:os servidores públicos estaduais.

O deputado estadual Paulo Ramos deu entrada no Ministério Público na denúncia contra o descumprimento do Art.88 da Constituição Estadual por parte do Governador. Este artigo é que garante a existência do IASERJ como o provedor da assistência aos servidores públicos.



NÃO À DEMOLIÇÃO DO IASERJ!



ÑÃO À PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE!



EXIGIMOS SAÚDE PÚBLICA DE QUALIDADE!



COMPAREÇAM AO NOVO ATO DE RESISTÊNCIA CONTRA A DEMOLIÇÃO DO IASERJ, 2ª FEIRA, 12/04/10 ÀS 15h, NO PÁTIO DO IASERJ, QUANDO ACONTECERÁ A REUNIÃO DO MUSPE PARA TRAÇAR AS ESTRATÉGIAS DE CONTINUAÇÃO DA LUTA
 
 

segunda-feira, 5 de abril de 2010

sexta-feira, 2 de abril de 2010