segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Construindo uma agenda positiva

Lançar uma agenda positiva e propositiva, este é o objetivo de grupos que discutem a continuidade dos serviços prestados pelo Iaserj, a busca pela reconstrução do Instituto conta com aliados de peso que acreditam que é importante assegurar a melhoria da qualidade do atendimento à população.

Para reforçar esta idéia, estamos publicando novas páginas no blog, como a história do instituto e os endereços da rede ambulatorial. Nos próximos dias publicaremos a relação de serviços e horários de atendimentos. Tais informações também  estão disponíveis no site do Iaserj, no endereço:

FELIZ IASERJ NOVO

Recebemos mensagem do diretor de assistência Dr. Nelson Ferrão sobre medidas adotadas no âmbito do Iaserj e dados que comprovam aumento da qualidade dos serviços prestados à população, tais indicadores abrem perspectivas e lançam esperanças sobre os rumos da instituição.

De qualquer forma,  é fundamental mobilizar recursos e promover debates entre os servidores e usuários sobre o futuro do Iaserj,  mais do que  garantir  a  inegável melhoria dos serviços,   é necessário discutir formas de financiamento e modelos de gestão participativa que assegurem o efetivo controle social da organização.

As notícias divulgadas despertam a esperança de um ano novo promissor e de novas realizações. Segue na íntegra a mensagem do diretor de assistência do Iaserj.


Amigos, colegas e companheiros.

Finalmente este ano, em que vivemos vários momentos de preocupações com nosso hospital e de incertezas com nosso destino, chega ao fim. Vimos nosso hospital e nossos ambulatórios encolherem. Há quase 4 meses na Diretoria de Assistência do IASERJ, estamos lutando no contra mão desta história. Hoje posso lhes afirmar que voltamos a crescer. Cumpro o meu dever. E o dever de um gestor público, na área de saúde, é empregar todos os meios lícitos e morais possíveis para que os necessitados de assistência médica não percam sequer uma consulta, não lhes falte qualquer recurso diagnóstico, não fiquem sem um leito de internação e não padeçam pela carência de qualquer medicação. Parece utópico. É um sonho. Mas é possível. Após um ano de tormentas e turbulências, permaneço neste barco porque acredito na força dos nossos ideais e principalmente porque tenho a certeza de que muitos companheiros remam juntos no mesmo sentido. E é assim que chegaremos a um porto seguro para, no próximo ano, com a calma e tranquilidade que precisamos, fazermos mais e melhor.

Alguns perguntarão se nossas propostas serão aceitas e lhes responderei que não sei. Mas digo que não se pode considerar um jogo perdido antes do apito final. Todos já vimos muitas viradas, inclusive na prorrogação. Quem sabe...

Abaixo, como uma prestação de contas desta Diretoria, listamos alguns ganhos que, JUNTOS, tivemos neste pouco tempo de gestão e que devem servir como estímulo para novas conquistas:



Realizações:



Hospital Central:



- Demos um “choque de ordem” na empresa de limpeza e já temos quase todos os locais com lixeira com tampa e acionamento por pedal ( menos de 10% das lixeiras eram assim ), além de melhorar a qualidade da higienização ( vários locais, incluindo banheiros, eram imundos, mal conservados). Mandamos fazer e manter a limpeza do Pavilhão Cirúrgico que, apesar de desativado, não pode ser abandonado.



- Distribuimos aparelhos de eletrocardiografia para o CTI, SPA, Enfermarias e Ambulatório.



- Renormatizamos a maioria dos procedimentos hospitalares como utilização da ambulância, marcação de consultas ambulatoriais, visitas e acompanhamento de pacientes internados ( inclusive com crachás ), procedimentos a serem tomados quando houver óbito, etc.( parece incrível, mas estas regras simples e normais num hospital de quase cem anos, estavam “esquecidas” ).



- Cabeamos ramais telefônicos em todas as áreas do Hospital Central, incluindo CTI, portaria principal e acesso de veículos, Pavilhão Clínico e ambulatório. Já compramos aparelhos de telefone e aguardamos a implantação do novo sistema de telefonia do Estado, para instalá-los.



- Conseguimos a aprovação do orçamento e conseqüente reparo do vídeo endoscópio/colonoscópio.



- Incentivamos a eleição para a Comissão de Ética Médica.



- Fizemos a Jornada Científica do IASERJ, com palestras de profissionais da casa, como marco inicial da retomada do Centro de Estudos para treinamento e aperfeiçoamento dos nossos funcionários.



- Fizemos um levantamento de todos os funcionários “desaparecidos” e após entrevistas, tiveram que resolver suas situações, com as opções de licença prêmio, licença para tratamento de saúde, licença sem vencimentos, aposentadoria, exoneração ou retornar às suas atividades de maneira que ninguém tenha qualquer vínculo “irregular” na Instituição.



- Realizamos eleição para a Diretoria do Centro de Estudos do Hospital Central.



- Encaminhamos à SESDEC as necessidades de materiais, equipamentos e pessoal necessários para a montagem emergencial de 10 leitos de CTI, no sexto andar do Pav. Clínico (hoje desativado).



- Encaminhamos à SESDEC um projeto para reativação de todo o Hospital Central, caso nos mantenhamos neste atual espaço, como uma proposta alternativa à cessão dos prédios do IASERJ ao INCa, que inclui a manutenção das atuais atividades e a reocupação total dos prédios que passaria a ter 80 leitos de especialidades clínicas, 90 leitos de especialidades cirúrgicas, 8 salas de cirurgia e 50 leitos de CTI.



- Inauguramos o Ambulatório de Odontologia, com proposta de fazermos cerca de mil atendimentos/mês (obturação, extração, retirada de tártaro, limpeza, aplicação de flúor, orientação para prótese) e ainda com atendimento no setor de SPA para as urgências (único hospital geral da rede pública a fazer atendimento bucal desta natureza) .



- Iniciamos a ordenação e uniformização da carga de trabalho dos médicos, no ambulatório, nivelando por cima, de maneira a aumentar nossa produtividade, sem perda de qualidade o que já acarretou em um aumento de mais de 50% na quantidade de horas oferecidas para consultas ambulatoriais.



- Iniciamos pequena obra no ambulatório, para mudar o CETAFE (Centro de Tratamento de Feridas) para o segundo andar, com proposta de torná-lo um Centro de Referência Estadual para este tipo de atendimento, que já tem excelente taxa de sucesso.





Em curto prazo, planejamos:



- Iniciar reforma e pintura gradativa do ambulatório e melhora na ambientalização.



- Reativar o lactário, para manipulação adequada de dietas enterais, melhorando a nutrição dos pacientes internados e reduzindo custos. Para isso, já estamos removendo o arquivo do Serviço Social, no térreo do Pav. Clínico e neste espaço colocarmos o dispensário da firma de alimentação (que hoje ocupa o local onde voltaremos a ter o lactário ).



- Iniciar estudos e gestão com as firmas de manutenção predial e de refrigeração para que os nossos funcionários e os pacientes tenham água potável e gelada, para sua hidratação.



- Iniciar limpeza do antigo auditório do Centro de Estudos (hoje em estado de abandono) para fazermos um estudo de viabilidade de sua reativação.



- Reformulação do site do IASERJ, que em muito breve estará no ar, com informações sobre a estrutura física e funcional do Hospital Central e dos ambulatórios periféricos( Maracanã e Niterói ), além do Hospital Eduardo Rabelo, com notícias, informações, eventos, etc.





Ambulatórios Periféricos:



- Reativamos no ambulatório do Maracanã os serviços de Neurologia, Clínica Médica, Otorrinolaringologia, Fisioterapia, Psicologia, Ortopedia e Nutrição, além da Psiquiatria que era o único serviço existente. Pretendemos reativar a Odontologia, um serviço radiológico simples e um posto de coleta para exames laboratoriais.

Proposta de criar nesta unidade um Centro de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais.



- Reativamos no ambulatório de Niterói os serviços de Clínica Médica, Ginecologia, Neurologia, Homeopatia, Psiquiatria, Psicologia e Serviço Social. Pretendemos reativar o serviço de Rx, Odontologia e posto de coleta para exames laboratoriais.

Proposta de criação nesta unidade de um Centro de Atendimento Integral à Mulher.



Hospital Eduardo Rabelo



- Proposta de ampliar a capacidade de internação, criar um CTI especializado em patologias da terceira idade e mantê-lo como uma Unidade de Referência em Geriatria e Gerontologia.

Dados adicionais

Novembro/2010:

Consultas e procedimentos ambulatoriais - 9.000

Exames laboratoriais - 30.000

Exames por imagem( RX, Ultrassonografia e Tomografia Computadorizada) - 1.400

Internações( CTI, SPA, Enfermarias) - 100


Enfim, amigos, foram poucos meses, mas muito intensos e com muito trabalho. Acho que conseguimos dar alguns passos adiante.

FELIZ IASERJ NOVO!

Dr. Nelson Ferrão - Diretor de Assistência do IASERJ