sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Novos horizontes para o Iaserj

O diretor de assistência do Iaserj, o médico  Nelson Ferrão, concedeu uma entrevista ao Jornal da Fasp (Federação das Associações dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro) que reproduzimos na íntegra:


Primeiramente agradeço a oportunidade de estar me dirigindo aos milhares de servidores públicos através do jornal da FASP.

Vou lhe sugerir que ao invés de responder às suas perguntas, seja feito um relato da nossa gestão, com as nossas realizações e as propostas futuras. Sendo assim, vamos lá.

Assumimos a Diretoria de assistência do IASERJ em setembro de 2010, com o apoio da Associação dos Funcionários do IASERJ( AFIASERJ ), na pessoa de sua combativa presidente, Dra Marilea Ormond. Encontramos uma situação que pode ser resumida no seguinte: um Instituto em plena desativação e com um quadro de funcionários completamente desestimulados, face às informações da cessão dos prédios do Hospital Central para a construção de um Centro de pesquisas pelo INCa( Instituto Nacional de Câncer ), nos deixando, a todos, inseguros quanto ao nosso próprio futuro.

 Sou funcionário do IASERJ há 26 anos, já dirigi o Hospital Central e agora assumi este cargo que tem por função fazer a coordenação médica de todo o Instituto, que inclui, além do próprio Hospital Central, o Hospital Eduardo Rabello ( Centro de Geriatria e Gerontologia ), e os ambulatórios do Maracanã e de Niterói.

No passado o IASERJ ainda possuía ambulatórios em Nova Iguaçu, Gávea, Penha e Madureira ( estes três últimos desativados recentemente). Como funcionário da casa e sempre lutando pela saúde pública e pela sobrevivência do IASERJ, jamais aceitaria tal missão se não fosse para reconstruir aquele que já foi uma referência em assistência médica e social, além de formador de profissionais, no Brasil. Conhecendo quase todos os servidores do hospital, respeitando-os e tendo deles carinho e admiração, iniciamos nosso trabalho conversando e convencendo os nossos funcionários da importância do resgate da nossa auto estima, mostrando que, somente com uma produção de qualidade, teríamos argumentos contra a nossa "implosão".

 Já no mês de Outubro/2010, no Hospital Central, aumentamos a nossa oferta de atendimento ambulatorial em aproximadamente 70%, fizemos 9.000 atendimentos e procedimentos ambulatoriais, 100 internações ( SPA, CTI e Enfermarias ), realizamos 30.000 exames laboratoriais e 1.400 exames por imagem ( RX, Tomografia Computadorizada e Ultrassonografia ). Para que o servidor público conheça os serviços oferecidos pelo IASERJ, basta acessar o nosso site, já atualizado: www.iaserj.rj.gov.br. Hoje, quase 5 meses depois podemos afirmar, com toda certeza, que o IASERJ está VIVO, CRESCENDO e MELHORANDO. Abaixo algumas realizações e propostas da nossa gestão:









Balanço da Diretoria de Assistência do IASERJ

Início da gestão: Setembro de 2010





Realizações:



No Hospital Central:



- Demos um “choque de ordem” na empresa de limpeza e já temos quase todos os locais com lixeira com tampa e acionamento por pedal (menos de 10% das lixeiras eram assim), além de melhorar a qualidade da higienização (vários locais, incluindo banheiros, eram imundos, mal conservados). Mandamos fazer e manter a limpeza do Pavilhão Cirúrgico que, apesar de desativado, não pode ser abandonado.



- Renormatizamos a maioria dos procedimentos hospitalares como utilização da ambulância, marcação de consultas ambulatoriais, visitas e acompanhamento de pacientes internados (inclusive com crachás), procedimentos a serem tomados quando houver óbito, etc. (parece incrível, mas estas regras simples e normais num hospital de quase cem anos, estavam “esquecidas”).



- Já colocamos ramais telefônicos em todas as áreas do Hospital Central, incluindo CTI, portaria principal e acesso de veículos, Pavilhão Clínico e ambulatório.



- Conseguimos a aprovação do orçamento e conseqüente reparo do vídeo endoscópio/colonoscópio.



- Incentivamos a eleição para a Comissão de Ética Médica.



- Fizemos a Jornada Científica do IASERJ, com palestras de profissionais da casa, como marco inicial da retomada do Centro de Estudos para treinamento e aperfeiçoamento dos nossos funcionários.



- Fizemos um levantamento de todos os funcionários “desaparecidos” e após entrevistas, tiveram que resolver suas situações, com as opções de licença prêmio, licença para tratamento de saúde, licença sem vencimentos, aposentadoria, exoneração ou retornar às suas atividades de maneira que ninguém tenha qualquer vínculo “irregular” na Instituição.



- Realizamos eleição para a Diretoria do Centro de Estudos do Hospital Central.



- Encaminhamento à SESDEC das necessidades de materiais, equipamentos e pessoal necessários para a montagem de 10 leitos de CTI, no sexto andar do Pavilhão Clínico (hoje desativado).



- Elaboramos um projeto para reativação de todo o Hospital Central, caso nos mantenhamos neste atual espaço. (já temos uma proposta alternativa à cessão dos prédios do IASERJ ao INCa, que inclui a manutenção das atuais atividades e a reocupação de todos os prédios com 80 leitos de especialidades clínicas, 90 leitos de especialidades cirúrgicas, 8 salas de cirurgia, 3 salas de RPA e 50 leitos de CTI).



- Inauguração do Ambulatório de Odontologia, com proposta de fazermos cerca de mil atendimentos/mês (obturação, extração, retirada de tártaro, limpeza, aplicação de flúor, orientação para prótese) e ainda com atendimento no setor de SPA para as urgências (único hospital geral da rede pública a fazer atendimento bucal desta natureza) .



- Iniciamos a ordenação e uniformização da carga de trabalho dos médicos, no ambulatório, nivelando por cima, de maneira a aumentar nossa produtividade, sem perda de qualidade (aumento em cerca de 70% das horas oferecidas).



- Realizamos reforma no ambulatório, para mudar o CETAFE (Centro de Tratamento de Feridas) para o segundo andar, com proposta de torná-lo um Centro de Referência Estadual para este tipo de atendimento, que já atua com excelente taxa de sucesso.



- Reformulamos o site do IASERJ, com notícias, eventos e informações atualizadas sobre os serviços prestados em todas as unidades do Instituto (Hospital Central, Hospital Eduardo Rabello, Ambulatórios do Maracanã e de Niterói).



Planejamos:



- Iniciar reforma e pintura gradativa do ambulatório e melhora na ambientalização.



- Reativar o lactário, para manipulação adequada de dietas enterais, melhorando a nutrição dos pacientes e reduzindo custos.



- Iniciar limpeza do antigo auditório do Centro de Estudos (hoje em estado de abandono) para fazermos um estudo de viabilidade de sua reativação.



- Reativar o Setor de Endoscopia Digestiva Alta em curtíssimo prazo e o de Vídeo Colonoscopia em médio prazo.



Ambulatórios Periféricos:



- Reativação no ambulatório do Maracanã dos serviços de Neurologia, Clínica Médica, Otorrinolaringologia, Fisioterapia, Psicologia, Ortopedia e Nutrição, além da Psiquiatria que era o único serviço existente.

Proposta de criar nesta unidade um Centro de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais.



- Reativação no ambulatório de Niterói dos serviços de Clínica Médica, Ginecologia , Neurologia, Homeopatia, Psiquiatria, Serviço Social, e Psicologia Clínica , inclusive realizando exames preventivos ginecológicos e alocação de um posto de coleta para exames laboratoriais.

Proposta de criação nesta unidade de um Centro de Atendimento Integral à Mulher.







Hospital Eduardo Rabelo



- Mantê-lo como Unidade de Geriatria e Gerontologia,



- Aumentar sua capacidade de internação.



- Criar um Centro de Terapia Intensiva especializada em pacientes geriátricos.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Boas Novas do IASERJ

Do diretor de Assistência do Iaserj, Dr. Nelson Ferrão, recebemos as informações que reproduzimos na íntegra.





Amigos
Tenho algumas novidades:
- Convidei o CREMERJ, através do nosso Conselho de Ética Médica, para visitar o Hospital Central. Marcaram a visita para a próxima terça feira ( 18/01/11 ), às 09:00h. A idéia é solicitar que o Conselho abrace o  projeto da Diretoria de Assistência, de reestruturação de todo o IASERJ ( "Projeto Revivendo o IASERJ" ), já entregue ao CREMERJ e à Superintendência de Unidades Próprias da SESDEC.

 Nesta visita tentaremos mudar a lógica da visão anterior que era a de um hospital em destruição, para uma atual de um hospital que está reconstruindo sua identidade, resgatando a autoestima dos seus servidores e em processo de recuperação da qualidade no seu atendimento. Ainda que saibamos que falta muito para atingirmos nossa meta, mostraremos que os passos adiante estão sendo dados.

- Após quatro meses de acertos e desacertos com o PRODERJ, finalmente conseguimos colocar no ar a nova página do IASERJ, atualizada, que possibilita aos nossos usuários ter conhecimento dos serviços que são prestados pelo nosso Instituto ( Hospital Central, Hospital Eduardo Rabelo, Ambulatório do Maracanã e Ambulatório de Niterói ). O site é: www.iaserj.rj.gov.br

-  Está em fase final de execução, a reforma no segundo andar do ambulatório do Hospital Central que possibilitará a ampliação e melhor qualificação do Centro de Tratamento de Feridas ( " CETAFE" ) e já solicitamos que seja considerado referência estadual para este tipo de atividade.

- Em breve reativaremos o setor de Endoscopia Digestiva Alta e, em médio prazo, o setor de Vídeo Colonoscopia.
- Possivelmente em curto prazo viabilizaremos a reabertura do atendimento ambulatorial de Cardiologia, no Hospital Central.

- O Ambulatório do Maracanã voltou a atender com algumas especialidades, além de Psiquiatria ( única que existia até o momento). Veja no nosso site. 

- No Ambulatório de Niterói, já voltamos a atender em algumas especialidades, inclusive fazendo preventivo ginecológico ( vide nosso site ). Estou tentando conseguir um posto de coleta para exames laboratoriais, nesta Unidade. 
Abraços
Nelson Ferrão