Artigos


O IASERJ VIVE

Sou odontóloga do IASERJ desde agosto de 1998, entrei numa época em que contávamos com vários profissionais em ambulatórios localizados na Penha, Gávea, Maracanã, Madureira, Campo Grande e Niterói e em dois hospitais: o Central e o Eduardo Rabelo. Havia atendimentos em especialidades como endodontia (tratamento de canal), ortodontia (aparelhos para correções dentárias), periodontia (tratamento da gengiva), confecção de próteses parciais e totais e cirurgias de alta complexidade (buco-maxilo-faciais); e contávamos com uma estrutura de fornecimento de material que não deixava a desejar em nenhuma das especialidades.
Com o passar das gestões, a odontologia do Estado do Rio de Janeiro, foi ficando abandonada pelos governantes e com isso os profissionais foram desmotivando. Fomos sendo ¨encurralados¨ de todas as formas com o passar do tempo e o ápice do nosso desespero chegou em 2009 com a possibilidade de desapropriação do único hospital ao qual ficamos restritos: Hospital Central.
Nesta fase a atuação da AFIASERJ foi imprescindível e muito importante para nos fazer entender nossa importância e nos manter com esperança no futuro. Em setembro de 2010 mais um alento, fomos ¨brindados¨ com a nomeação do Dr Nelson Ferrão para a direção de assistência do IASERJ. Em pouco tempo ocupando o cargo, não poupou esforços e transformou a reativação da odontologia numa questão de honra. Com sua garra e determinação vimos ¨uma luz no fim do túnel¨, e em novembro de 2010 o ambulatório de odontologia no Hospital Central do IASERJ foi reativado atendendo aos funcionários estaduais e dependentes, e usuários SUS.
Nossos atendimentos são realizados diariamente e os procedimentos que oferecemos são: profilaxia, tartarotomia, aplicação de flúor, restaurações em resina fotopolimerizável e amálgama, exodontias simples e elementos inclusos. Atualmente é o único hospital estadual que possui atendimento odontológico ambulatorial, nosso material é comprado com recurso da direção do hospital e colaboração de colegas que, por terem consciência de sua importância, se empenham em manter o ambulatório em funcionamento. Contamos também com um serviço de emergência (localizado no SPA), que tem capacidade para resolver desde pequenos problemas (abscessos dentários) a exodontias e suturas (que não dependam de centro cirúrgico – que se encontra desativado no momento).
No primeiro mês de funcionamento (novembro de 2010) realizamos 120 atendimentos (incluindo consultas, restaurações, aplicações de flúor...) e em maio de 2011 chegamos a 500 atendimentos, dos quais aproximadamente 50 % são usuários SUS.

Aos poucos, estamos revertendo o quadro de abandono em que nos encontrávamos, em breve veremos o IASERJ que todos nós um dia escolhemos para trabalhar; por nos orgulharmos dos serviços prestados aos seus beneficiários e por querermos dar continuidade à tão importantes realizações.

            Com o empenho de todos, tal qual um FÊNIX, o IASERJ ressurgirá das cinzas e seremos participantes ativos de tal fato, seja através de eventos ou simplesmente tendo a oportunidade de exercer nossas profissões com dignidade, devolvendo à população a confiança no setor da SAÚDE, que vem sendo tão dilapidado ultimamente.

Vera Lúcia Louro Simões
Odontóloga – Diretora da Odontologia

2 comentários:

  1. Posso confirmar a prestação desse serviço com eficiência, pois fui uma das primeiras a serem atendidas no novo Gabinete Odontológico do IASERJ e digo à Dra Vera Lúcia que no que depender de nós, da AFIASERJ e do Dr. Nelson Ferrão, vamos conseguir salvar o nosso Hospital tirando de sobre nossas cabeças essa espada imposta por esses governantes insensíveis e midiáticos.

    ResponderExcluir
  2. A DESPEITO DESSE E DE TANTOS OUTROS SERVIÇOS QUE VÊM SENDO PRESTADOS NO IASERJ, PAIRA SOBRE ELE A AMEAÇA DE DEMOLIÇÃO POR INCIATIVA DESTE GOVERNO DE SÉRGIO CABRAL. POR ENQUANTO ESTAMOS RESPIRANDO ALIVIADAS EM VIRTUDE DE CONCESSÃO DA LIMINAR NO PLANTÃO JUDICIAL DESTA 5ª FEIRA(FERIADO). MAS O ACAMPAMENTO CONTINUA LÁ FIRME PARA EVITAR QUE O INCA VÁ COLOCAR TAPUMES VISANDO À DEMOLIÇÃO DO HOSPITAL.

    ResponderExcluir