domingo, 15 de novembro de 2009

GOVERNO CEDE TERRENO DO IASERJ SEM CONSULTAR SERVIDORES

 Em 28 de agosto de 2008, a situação do Iaserj foi discutida pelo deputado Luiz Paulo  com apartes dos deputados  Paulo Ramos e Cidinha Campos. De lá para cá pouca coisa mudou, o governo  mantém com os funcionários uma relação de silêncio, sem comunicação, os servidores especulam sobre o destino que lhes espera.

Após 15 meses, desde o discurso na Alerj  o governador Sérgio Cabral negocia o patrimônio dos servidores públicos estaduais com o Inca, sem  ouvir os maiores interessados, aqueles que com a contribuição mensal de seus salários construíram uma das mais importantes instituições de saúde do país.

O desmonte do Iaserj é um escândalo, centenas de milhares de  servidores públicos deixam de contar com uma estrutura que inclui uma rede de atendimento ambulatorial e o Hospital Central, considerado durante muitos anos, como referência nacional em saúde pública.

Abaixo um trecho do discurso do deputado Luiz Paulo:

 O SR. LUIZ PAULO - Sr. Presidente em exercício, Deputado Pedro Fernandes, Srs. Deputados, hoje, às 14 horas, a Deputada Cidinha Campos, o Deputado Geraldo Moreira e eu fomos visitar o que outrora fora as instalações do Iaserj, instituto do funcionário público que, hoje, está totalmente desativado. O que ficou ali demonstrado, de forma clara e insofismável, é que o governo do Estado não tem nenhum planejamento na área específica de como proceder em relação ao Iaserj.


No fim do ano passado, aconteceu em nossa Casa uma cerimônia na sala da Comissão de Constituição e Justiça, com a presença do governador do Estado, do vice-governador do Estado, do secretário de Saúde e de muitos parlamentares – muitos, tantos que eu prefiro não nomeá-los. Nessa reunião, o presidente da Alerj, Jorge Picciani, fez uma doação ao governo do Estado de um cheque de R$10 milhões, que teriam sobrado de não-gastos do orçamento da nossa Assembléia Legislativa, com a finalidade específica de serem investidos na recuperação do Iaserj.
 
O que verificamos hoje? O Iaserj está desativado. Os seus sete blocos, como seu pátio e seu terreno, foram objeto de cessão de uso para o Inca, publicado em Diário Oficial. Está lá uma porção do Hospital São Sebastião, única e exclusivamente, fazendo três a quatro punções por dia, para avaliar os casos de meningite, porque também não há nenhum internamento lá.
 
O ex-prédio em que funcionou o Iaserj está totalmente desativado, com seus equipamentos largados à sorte e todos os fichários daqueles que já utilizaram o Iaserj, isto é, os prontuários, abandonados pelas salas e pelo chão. 
 
Isso demonstra claramente que o Governo do Estado está em processo de desativação do Iaserj. Quando já terminávamos nossa visita, um médico da Secretaria de Saúde nos informou que o prédio central do Iaserj, um dos sete blocos, estaria sendo reformado, para que o Iaserj voltasse a funcionar. 
 
Parece-me que falta total transparência do Poder Executivo em relação a que política ele tem, de fato, para o Instituto dos Servidores Públicos. Parece-me que falta a verdade sobre o que se pretende em relação à política de saúde de nosso Estado. Parece-me que o Presidente desta Casa, Jorge Picciani, não tem o verdadeiro conhecimento, Deputada Cidinha Campos, daquilo que está acontecendo no Iaserj. 
 
Por isso, estou chamando este tema à pauta, para que a Deputada Cidinha Campos e o Deputado Geraldo Moreira possam refletir mais profundamente sobre o que constataram nessa visita e esta Casa se mobilize numa grande audiência pública, para que algo de fato possa ser feito, e não como está acontecendo hoje, a Casa como um todo quedando-se inerte e o rolo compressor passando em cima de todos nós.


A SRA. CIDINHA CAMPOS – V. Exa. me concede um aparte?




O SR. LUIZ PAULO – Concedo um aparte à Sra. Deputada Cidinha Campos.




Para continuar lendo o texto, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário