sexta-feira, 30 de abril de 2010

Hipertensão

                   
                  Dados preocupam autoridades de saúde



                                            Médicos recomendam a verificação regular da pressão


Segundo o Ministério da Saúde, o percentual de brasileiros diagnosticados com hipertensão arterial cresceu de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. Os dados se referem ao levantamento anual do Ministério da Saúde e retratam uma realidade preocupante.

A alimentação inadequada e o sedentarismo são aliados das doenças cardiovasculares. Quem costuma comer carne com gordura, deixa de lado alimentos saudáveis e não se exercita é forte candidato a ter pressão alta" afirma coordenadora do Programa Nacional de Hipertensão Arterial e Diabetes do Ministério da Saúde, Rosa Maria Sampaio.

A pesquisa feita com 54 mil adultos aponta que a prevalência da doença, de 20065 a 2009, aumentou em todas as faixas etárias, principalmente entre os idosos. Atualmente,63,2% das pessoas com 65 anos ou mais sofrem do probleme contra 57,8%, em 2006.Em São Paulo o percentual de hipertensos na população é de 26,5%, no Rio este número sobe para 28,0%.

A hipertensão é diagnosticada quando a pressão arterial é igual ou superior a 14 por 9. A doença é causada pelo aumento na contração das artérias para fazer o sangue circular pelo corpo. Esse movimento acaba sobrecarregando vários, como coração, rins e cérebro. Se a hipertensão não for tratada, algumas das complicações são: entupimento de artérias, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto.



O consumo excessivo de sódio deve ser evitado

Um grande vilão no aumento da pressão arterial é o consumo excessivo do sódio, nos Estados Unidos mais de 100 mil mortes anuais são atribuídas ao consumo excessivo de sódio.No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, o brasileiro ingere cerca de 30 gramas de sal por dia (12 gramas de sódio), quando deveríamos ingerir, no máximo, 12 gramas de sal (5 gramas de sódio).

Segundo a endocrinologista Ellem Simone Paiva, diretora do Centro Integrado de Terapia Nutricional (Citen)," as necessidades diárias de sal estão relacionadas às necessidades de sódio e elas são facilmente alcançadas sem a adição de sal no preparo dos alimentos, pois uma dieta normal já contempla os 500 mg de sódio necessários ao organismo, entrados naturalmente nos alimentos".

O sódio está presente na maioria dos alimentos industrializados. Do pão integral ao refrigerante e até mesmo os sucos artificiais em pó. Os campeões são os embutidos- presunto, salme, mortadela, salsicha- e defumados, os caldos concentrados e temperos protntos, as sopas instantâneas, os salgadinhos industrializados em pacotes, os queijos amarelos, os pratos prontos congelados e as conservas.

Ellem Paiva acredita que a solução para o problema esteja na definição de políticas públicas de saúde direcionadas para grandes grupos populacionais, neste caso, elas são mais eficazes dos que atitudes isoladas e orienteações individuais. Onde essas políticas são adotadas há uma redução da mortalidade, as campanhas educativa de trânsto e a obrigatoriedade do cinto de segurança demonstram como tais politicas podem reduzir a mortalidade em acidentes automobilísticos.

Outro exemplo de iniciativas que combatem o uso excessivo de sódio pode ser identificado na aliança entre organizações de saúde e grandes cidades, lideradas por Nova York, inicaram uma campnha pela redução de 20% na ingestão de sal, pelos americanos, em 5 anos, e de 40%, em 10 anos.

Para alcançar essas metas, a quantidade de sódio dos alimentos processados e empacotados deverá ser reduzido em 25%, em 5 anos, e em 50%, em 10 anos.Surpreendentemente, muitas indústrias alimentícias já se adequaram às normas e a maioria dos alimentos à venda já atende às novas determinações.

Medidas como essa, podem inspirar as autoridades brasileiras na área de saúde. Mudar hábitos alimentares não é fácil, a cultura da fast food está impregnada entre os brasileiros,entretanto, é preciso enfrentar este problema combinando ações educativas e compromisso público dos fabricantes na redução da quantidade de sódio nos alimentos. Deste modo será possível virar o jogo contra a hipertensão arterial que aflige milhões de brasileiros.

Um comentário:

  1. Olá !

    O número de pessoas com hipertensão no Brasil aumentou de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. A hipertensão é uma doença silenciosa e ataca todas as faixas etárias. Por isso, junte-se à campanha de combate e controle da hipertensão do Ministério da Saúde. Você pode ajudar na conscientização da população por meio do material de campanha que disponibilizamos para download.

    Caso se interesse, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Obrigado!

    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir