domingo, 2 de junho de 2013

Atuializando a luta em defesa do IASERJ

Gostaria de pedir desculpas aquelas pessoas que acompanham esse Blog,  pela falta de notícias.  Acontece que, embora muita gente pense que a AFIASERJ não faz nada ou se faz é mancomunada com o governo, temos estado muito ocupadas na busca da anulação da decisão do Governo Sérgio Cabral em demolir o IASERJ.
Tendo em vista as inúmeras denúncias feitas pela presidente da AFIASERJ, Drª Mariléa Ormond nos órgãos de âmbito estadual sem que tenham surtido nenhum efeito, foi resolvido levar as nossas queixas à Brasília e assim, uma comissão liderada por Mariléa e incluindo, Drª Maria Cristina (Coordenadora do CETAFE), Marcelo Cozzolino ( Presidente do SINFAZERJ) e Drª Lúcia Guedes ( Advogada da AFIASERJ) foram recebidos na AGU ( Advocacia Geral da União) e pelo TCU ( Tribunal de Contas da União) onde expuseram embasados em documentações, toda a odisséia que a AFIASERJ vem vivendo, na luta pela manutenção do IASERJ. Foi feita uma intervenção pelo TCU porque o valor da obra de demolição que nem havia começado, já teve a sua licitação supervalorizada em R$ 46 milhões.  Determinaram que fosse feita outra licitação  e o processo ficou subjudice, ou seja a partir daquela data a demolição não pode ser feita.


No plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, na tarde desta quarta-feira, dia 11 de abril de 2012, a vereadora Sonia Rabello, mais uma vez, defendeu a luta em prol do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado (Iaserj) que terá seu terreno cedido pelo governo estadual para a construção de um centro de pesquisa do Instituto do Câncer (Inca).
“Quem dentre os cidadãos do Rio não acha que o Inca é de grande importância? O Iaserj serviu durante anos a todos os funcionários públicos do Estado e do Município (no Estado da Guanabara). A única solução para expandir o Inca é demolir um hospital público que atende a população?”, questionou vereadora.
Com a atual situação da Saúde no Município e a falta de leitos, o Iaserj teria condições de oferecer cerca de 200 novas vagas para internação com o mínimo de investimento, segundo a vereadora.
“Além da importância do Iaserj, ainda tem mais um agravante. O Hospital de Infectologia São Sebastião, que era no Caju, utiliza hoje as dependências do Instituto. O Estado fecha dois hospitais sem dizer o que fazer com eles”, denunciou.
Confira o discurso da vereadora Sonia Rabello na íntegra aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário