terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O Diálogo é possível?


O governador Sérgio Cabral concedeu, nesta terça-feira (1),  entrevista à Lúcia Hipólito no CBN Rio. Ao longo do programa foram abordados  temas de interesse da população, como segurança, Pré-Sal, saúde, fiscalização de barreiras, Lei Seca e salário dos servidores.

No que diz respeito ao funcionalismo, o  governador critica o radicalismo de certos setores mas não consegue explicar como servidores do Iaserj,  com mais de 30 anos de Estado, conseguem sobreviver com um vencimento base de R$ 157,04.

Não vale dizer que acrescidos de gratificações este salário pode chegar ao "absurdo" valor de  R$ 500,00, nem sendo mágico é possível manter uma família com esta remuneração. Na base da precariedade dos serviços estão,  não apenas, os baixos salários. A ausência  de ações na área de recursos humanos que trabalhe o clima organizacional da instituição e uma política de valorização dos servidores públicos  poderia contribuir para a melhoria da qualidade das condições de trabalho.

Resta a pergunta: ainda é possível acreditar em um diálogo entre governo e servidores no mandato de Sérgio Cabral ? Após 3 anos o que predomina nesta relação é a desinformação, a central de boatos diz que o Iaserj será transferido,  os servidores nada sabem, a direção nada responde. Prevalece um silêncio constrangedor.

Que esta passagem de ano signifique a possibilidade de construir novos rumos, que o governo do estado,  reconheça a importância do trabalho desses profissionais que buscam  desenvolver ações que contribuam  para a melhoria da qualidade de vida da população do Estado do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário