sábado, 11 de julho de 2009

Governo do Rio desativa o IASERJ

A publicação do INCA expõe o que o governo do Estado faz questão de esconder: o patrimônio dos servidores públicos do Estado de Janeiro está sendo entregue ao governo federal, sem que os maiores interessados, servidores e seus dependentes, tenham sido consultados.
A operação de desmonte é marcada pelo silêncio dos dirigentes que desativaram ambulatórios, serviços e setores estratégicos para uma organização como o Departamentos de Recursos Humanos e Comunicação.
Além do Hospital Central estão sendo desativadas as unidades de Niterói e Gávea, segundo o diretor de Assistência, Ewerton Martins, a unidade de Niterói está sendo devolvida ao Estado e o Ambulatório da Gávea será entregue à Cohab.

O diretor de Assistência não quis se pronunciar sobre os planos do governo para o instituto, no entanto, a escassez de recursos, as condições inadequadas de trabalho e a falta de diálogo antecipam um futuro de dificuldades para a instituição.

A presidente da Associação dos Funcionários , Mariléia Ormond, lamenta a falta de diálogo com o governo Cabra e ressalta que o instituto foi construído e mantido graças aos recursos do próprio funcionalismo estadual, que descontava 2% de seus salários para manter o IASERJ em funcionamento, independente das verbas orçamentárias das sucessivas administrações, que só fizeram desmoronar toda essa estrutura, a partir da interrupção do desconto dos servidores. É bom lembrar que o instituto já foi apontado como unidade de referência em saúde na América Latina, em todas as especialidades médicas.

Leia a seguir a íntegra do informe do INCA:


Inca rumo à construção do novo campus

Quatro passos para o início da construção do novo campus do INCA já estão em andamento. Cada um deles viabilizará uma ação que deixa o Instituto mais próximo de erguer, em área cedida pelo governo do Esta do do Rio de Janeiro, um centro de desenvolvimento de inovação tecnológica para o controle do câncer no Brasil.
Abaixo, a situação, até o fechamento desta edição das primeiras etapas da caminhada do INCA rumo a esta conquista:
- constratação de serviço de topografia e estudo de solo.
Estudos mostrarão, por exemplo, quanto subsolos a edificação pode ter. O serviço contratado, que será realizadoentre os meses de maio e junho, mapeará também a localização da árvores nativas, a idadde de cada uma delas e quantas devem ser replantadas.

- Contratação dos serviços de assessoria técnica do Instituto Brasileiro de Administração Municipal(Ibam).
O trabalho, que deve ser concluído em novembro, traçará as condições necessárias de infra-estruturae serviços urbanos para a a construção de uma edificação deste porte, incluindo necessidades relativas a transporte e acessibilidade.

- Contratação dos serviços de desconstrução e de desmontagem dos imóveis localizados na área cedida ao INCA, atrás do HCI.

O projeto básico para contratação deste serviço está sendo revisado pela equipe da Coordenação de Administração para que a licitação, prevista inicialmente para julho, possa ser viabilizada.

- Contratação de serviços técnicos especializados de engenharia e arquitetura.

Este processo visa à contratação da empres que irá desenhar o projeto arquitetõnico e de engenharia do novo campus. A licitação, prevista para julho, será feita por uma concorrência internacional, para que o INCA possa contar com o que há de mais moderno em termos de tecnologia na área de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário